Boa Tarde! Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017 - Capanema-PA

noticia
 

No município de Capanema, garis são transportados sem nenhuma segurança contato com lixo, profissionais ficam expostos a doenças

O flagra foi registrado por um ...internauta do Site Dia e Noite Por Aí

Internauta registra e denunciam descaso com os Garis que trabalham na coleta de lixo no Município de Capanema.
O flagra foi registrado por um ...internauta do Site Dia e Noite Por Aí, que mostra os garis contratados para trabalhar na coleta de lixo em Capanema ficam expostos a riscos.
 
E são transportados sem nenhuma segurança contato com lixo, profissionais ficam expostos a doenças.
 
Embora não existam dúvidas sobre a importância da atividade de limpeza urbana para o meio ambiente e para saúde da comunidade, esta percepção não tem sido traduzida em ações efetivas quando se diz respeito a mudanças quantitativas e qualitativas na situação de segurança e saúde dos colaboradores da limpeza pública da cidade de Capanema.
 
Particularmente, as funções de garis e coletores de lixo municipal, que todos os dias estes profissionais percorrem ruas e bairros da cidade, expondo sua vida e sua saúde a diversos riscos, enfrentando as mais variadas situações, que vão desde mordida de cães ou até mesmo cair pois andam dependurados na caçamba do caminhão sem nenhuma segurança. Enfim, seu trabalho afeta diretamente a sua saúde, devido às condições inadequadas e pelas atividades que são realizadas em céu aberto, bem como pela falta de orientação quanto à segurança no serviço diário.
 
No município de Capanema, a situação dos garis é lamentável, além da não valorização desses servidores pelo Poder Público, a situação de precariedade das as condições de trabalho desses profissionais chega a ser degradante.
 
A obrigatoriedade do fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual é prevista pela Norma Regulamentadora-6 (NR-6). Os garis que não utilizam o equipamento de proteção ficam expostos a vários riscos de acidentes e danos à saúde.
 
Um servidor que não quis se identificar, revelou ao site Dia e Noite Por Aí que desde o início da atual administração, não recebem uniformes para desempenhar dignamente suas funções. “Temos que nos sujeitar ao desrespeito as leis trabalhistas, porque temos família, seja como gente ou como bicho, se não for como o secretário quer não tem salário no fim do mês” disse o servidor.
 
Outro fator que chama atenção é a forma como são transportados os garis, a prefeitura utiliza caminhões sem nenhuma proteção, fazendo “vistas grossas”, ignorando que na carroceria estão pais de famílias que se sujeitam a esse tipo de tratamento desumano, para levar o sustento para sua casa. Na foto enviada por um internauta do site diaenoiteporai.com, nota-se um servidor dentro da caçamba de lixo, misturado com todos os dejetos que são coletados, sujeitando-se ao risco de acidentes e causar mal a sua saúde.
 
A carência e a necessidade obrigam estes servidores com baixa escolaridade a se sujeitar aos maus tratos, no sol castigante de nossa cidade.
 
Em termos culturais, o ofício de coletor de lixo foi por muito tempo desacreditado em terras brasileiras. Não raro, temos pessoas que reconhecem os garis como profissionais que exercem uma atividade de pouco prestígio ou importância e infelizmente em Capanema a atual gestão têm dado provas do não reconhecimento da importância dos garis.
 
SEM RESPOSTA
 
A Prefeitura Municipal de Capanema foi procurada pela reportagem para se pronunciar, mas até o fechamento desta edição não deu retorno.
 
E você, internauta, sentiu os transtornos do descaso? Mande seu registro, seja vídeos ou fotos, para o e-mail rovilsinho_@hotmail.com ou pelo WhatsApp do Site Dia e Noite Por Aí (91) 9.8140-7376.
 
Fonte: Direto da Redação do Site diaenoiteporai.com - Com as Informações do Repórter Fotográfico Rovilson Sousa
(Foto: Via WhatsApp)

 

mural

Mural de Recados

Veja +

 

Dia e Noite Por Aí

O Novo Fenômeno da Galera

Início

Coberturas

Mural

Notícias

Contatos

© 2010 - 2011 Dia e Noite Por Aí
Web Designer - Weikmam Joel